Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Inauguração do 1º Trecho do Projeto Amazônia Conectada

No dia 16 de julho de 2015 ocorreu o no Comando Militar da Amazônia, em Manaus (AM), o lançamento oficial do “Projeto Amazônia Conectada”, com a inauguração do 1º trecho do cabo subfluvial.

A solenidade contou com a presença do Ministro de Defesa, Jaques Wagner, acompanhado dos ministros das Comunicações, Ricardo Berzoine, e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, juntamente com o governador do Estado do Amazonas, José Melo de Oliveira, do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, Gen Ex Juarez Aparecido de Paula Cunha (representando o Comandante do Exército), do Comandante Militar de Amazônia, Gen Ex Ghilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e demais autoridades civis e militares.

A inauguração do 1º trecho compreende cerca de 10 km de fibra óptica subfluvial, lançada no leito do Rio Negro e serve como demonstrador de tecnologia interligando o 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA) com a 4ª Divisão de Levantamento (4ª DL), Organizações Militares do Exército Brasileiro.

Durante a solenidade, foi assinada portaria conjunta entre os Ministérios da Defesa, Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovação que instituiu o Projeto Amazônia Conectada.

O ponto forte da solenidade foi a realização de uma videoconferência com a participação do Ministro da Defesa, do Ministro das Comunicações, do Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, do Governador do Amazonas, do Comandante Militar da Amazônia, do Chefe do Centro Integrado Telemática do Exército, que estavam no 4º CTA, o com o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Luiz Verçosa, que se encontrava na 4ª DL.

Na videoconferência foi destacada por parte dos interlocutores a qualidade da conexão, a importância do projeto na integração dos municípios e a possibilidade de alunos e professores terem uma Internet de alta capacidade e acesso a informação e pesquisa.

Amazônia Conectada é o nome do maior projeto de expansão das comunicações na Amazônia Ocidental, que trará uma nova realidade à banda larga à região norte do pais levando uma série de serviços de rede de dados, de qualidade, à população do interior do Estado, Organizações Militares, órgãos públicos, entre outros.

Comunicação Social do CITEx.

Fotos: Comunicação Social do CMA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página